Monday, October 16, 2006

Candidatura a Prémio Nobel, Já!

Consumir produtos regionais contra "garrote"
A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais prepara uma campanha publicitária, que apela ao «egoísmo» dos madeirenses


O responsável pela tutela do sector explica as razões para mais este incentivo ao consumo do que é produzido na Região: «Há todas as razões e agora mais uma, para que os madeirenses defendam, comprando, os produtos regionais. Primeiro, porque têm qualidade. Também, por razões económicas e sociais. Económicas porque ao consumirmos produtos da Região estamos a fazer com que o dinheiro fique cá em vez de sair, promovendo ao mesmo tempo o incentivo à produção, à economia e às finanças regionais; se o consumo não aumentar, a produção também não aumentará. Sociais porque as famílias madeirenses vão beneficiar. Não só as que produzem os bens, sejam estes hortícolas, frutícolas, vinícolas, flores, bordados, mas também os outros. Porque se os que produzem estão bem financeiramente, depois os consumidores nos restaurantes, nos cinemas, nas livrarias, em tudo o que é loja de pronto-a-vestir madeirenses, beneficiarão», justifica.
DN-Madeira

Esta campanha é de louvar, mas assenta em princípios ultrapassados.

Faz parte dos programas de estudo de qualquer disciplina de Introdução à Economia, que o motor para o sucesso de uma economia regional, e atendendo-se às circunstâncias actuais de um mercado global, está dependente dos rendimentos provenientes do exterior, ou seja das exportações. Não pode haver crescimento económico sustentável assente apenas no mercado interno.

É importante criar incentivos que fomentem a venda de produtos regionais para o exterior. Não existe nenhum segredo, é este o caminho a adoptar.

A impotência deste executivo regional é muito evidente. É a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais a ter a tutela da promoção dos produtos regionais.

Não faz falta uma Secretária Regional da Economia?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home