Monday, October 30, 2006

Ao contário do que diz o Secretário Regional do Ambiente

Blair reclama acção urgente contra o aquecimento global

O primeiro-ministro britânico Tony Blair apelou hoje à acção imediata e mundial para combater as alterações climáticas, alertando para as consequências "desastrosas" e "irreversíveis" para o Planeta Terra se nada for feito.

"Não há dúvida de que as provas científicas sobre o aquecimento global provocado pela emissão de gases com efeito de estufa são actualmente esmagadoras", disse o chefe do governo britânico.

"Não há dúvida de que as consequências para o nosso planeta serão literalmente desastrosas num futuro próximo. Não há nada tão grave, nem tão urgente, nem que exija mais decisões", acrescentou Blair.

Segundo o relatório Stern, assim conhecido em homenagem ao seu autor, Nicholas Stern, a inacção no combate às alterações climáticas poderá custar à economia mundial até 20 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Pelo contrário, tomar medidas imediatas para atacar o problema custaria apenas um por cento do PIB mundial.

O aquecimento global pode custar 5,5 biliões de euros à economia global se não forem tomadas medidas radicais nos próximos dez anos, um custo comparável ao de duas guerras mundiais, avança o relatório Stern, hoje citado pelo "The Observer".
In Público

0 Comments:

Post a Comment

<< Home