Thursday, September 21, 2006

OE 2007 Vs UMa

Açores é a universidade com maior corte


A Universidade do Minho (UM) é a menos afectada pelos cortes. A Universidade dos Açores (UAC) a mais penalizada. As diminuições nas transferências do OE para 2007 variam dos 5,8% na UM a 7,2% na UAC, em termos nominais. Cortes que vão impedir de avançar com “algumas das novidades previstas no processo de Bolonha”, revelou ao DE Lopes da Silva, presidente do Conselho de Reitores.
Para compensar, os Açores terão um contrato-programa de um milhão de euros. Mas o maior contrato está previsto com a Universidade da Madeira que terá cerca de 1,3 milhões de euros através de um contrato-programa. Ao todo o Ministério prevê disponibilizar cerca de 7,2 milhões de euros para a assinatura de contratos-programa, quando no OE 2006 a verba disponibilizada para este efeito foi de 7,5 milhões.

Quanto à acção social escolar, o Governo garante “o financiamento indirecto aos alunos através dos serviços de acção social, nomeadamente através dos serviços de refeições, alojamentos”, mas ao todo essa verba será “diminuída uniformemente de 3% a aplicar na melhoria de eficiência dos serviços”. Cortes que são compensados com um reforço das verbas para bolsas de estudo. Para estes apoios e para assegurar o diferencial de propinas inscrevem-se mais 12 milhões de euros que no OE para 2006.
in Diário Económico

0 Comments:

Post a Comment

<< Home